Maior evento do país no seguimento, o Circuito Sul-Brasileiro de Futsal chega reformulado e ainda maior em 2019. Já são mais de 20 etapas confirmadas e muito provavelmente serão 40 até o final do ano. Cada vez mais moderna, a competição esta temporada terá foco nas crianças, adolescentes e jovens de ambos os gêneros.

São 14 categorias em disputa. Para os meninos, desde o sub-7 até o sub-19. Para as meninas e mulheres, existe o sub-15, sub-17 e a categoria livres. Algumas etapas ainda contam com uma 15ª categoria, a livres masculina.

Uma simples retrospectiva dos últimos 5 anos mostra a força do Circuito Sul-Brasileiro de Futsal. Contando apenas com as etapas já confirmadas este ano, já somamos mais de 100 etapas nesta metade de década. Foram dezenas de eventos no Rio Grande do Sul, dezenas no Paraná e outras dúzias de etapas realizadas em Santa Catarina.

Cada etapa conta com pelo menos 30 equipes, podendo até passar de 100 times. É importante entender que o nome circuito não é em vão. Este não é um simples torneio. As competições disputadas nas várias cidades dos três estados estão interligadas. As três melhores equipes da etapa, em cada categoria, garantem vaga na final estadual. Nesta fase, os quatro melhores times carimbam passaporte para a grande final sul-brasileira.

No final do ano, teremos dezenas de campeões nas etapas, três campeões estaduais e um único e glorioso campeão sul-brasileiro, em cada uma das categorias.

As equipes têm o direito de participar de quantas etapas classificatórias desejarem. Se um mesmo time, já qualificado para a final estadual, conseguir um lugar no pódio em outra etapa, a vaga na finalíssima será herdada pelo quarto colocado do certame.

Em 2019, o Circuito Sul-Brasileiro de Futsal terá o pontapé inicial na cidade paranaense de Nova Londrina, nos dias 16 e 17 de março. A segunda etapa do circuito acontece nos dias 22, 23 e 24 de março, em Xaxim (SC). A terceira cidade a receber o evento será Monte Castelo (SC), em 6 e 7 de abril. Já a quarta etapa terá como palco Xangri-lá, no Rio Grande do Sul, entre 12 e 14 de abril.

Cada etapa conta com medalhas para os três melhores times de todas as categorias, além de troféus para campeão e vice.

Todas as etapas do circuito têm uma coisa em comum: a família está presente, torcendo pelas crianças, adolescentes e jovens que estão em quadra. Este é um evento para a confraternização entre todas as faixas etárias.